ÓBA E A TERRA OBAYOKOYÉ

images

Na terra OBAYOKOYÉ vivia ÓBA quem estava muito pobre, triste e decepcionada de ver sua terra sem prosperar por causa das pessoas que viviam ali que não gostavam de trabalhar e viviam do que ela buscava.

Isto acontecia com ÓBA por conta de uma maldição de SHANGÓ, pois ela com seu poder, acreditava ser muito forte e ele a havia feito passar uma vergonha, depois ela foi viver nessa terra que ela mesmo tinha colocado o nome. Era uma terra fraca, que quase não produzia e que não era reconhecida.

Quando ÓBA chegou ali cantou:

“OBAYOKOYÉ LODEÓ MAMAWÓ IBA SOREÓ”

E as pessoas começaram a sair, as quais estavam fracas e más de saúde, mas a sua maneira viviam bem. ÓBA lhes disse: “Eu vou ajudá-los para que vivam melhor” E eles responderam: “Nós estamos felizes assim”. ÓBA começou a lutar junto com todos, mas o progresso não vinha para OBAYOKOYÉ.

Um dia parou ÓBA na beira de um rio e começou a rezar e pedir a OLÓFIN que lhe ajudasse, depois se pôs a caminhar e chegou à terra OBAAYÉ, onde vivia SHANGÓ junto com ELEGUÁ. SHANGÓ quando a viu, se escondeu e disse a ELEGUÁ:

elegua_eleggua_poster-r86cb205bd5e9494fb880252b0171969c_za9wj_8byvr_324

“Veja, ali está ÓBA. Vá com ela para que possa ajudá-la que eu vou chegar antes de vocês e vou falar com o povo da terra OBAYOKOYÉ e se não me derem importância, vou entregar tudo a OGUN. E assim o fez. Todo mundo começou a trabalhar e a produzir antes que chegasse ali ÓBA e ELEGUÁ.

Quando ÓBA e ELEGUÁ chegaram, ao ver o que havia acontecido, ela ficou muito feliz e disse a ELEGUÁ: “Parece que OLÓFIN me ouviu”. ELEGUÁ lhe respondeu cantando:

“OBANILÉ ONIRÉ SHANGÓ OBANILÉ BABÁ GUAYÉ SHANGÓ”

ÓBA começou a chorar de emoção pelo que SHANGÓ havia feito. Então ELEGUÁ lhe disse:

“Veja o que deixou SHANGÓ!”

ÓBA olhou e viu seis OTÁS (pedras) e ELEGUÁ disse:

“Você tem sempre que atendê-lo e dar-lhes graças e oferendas”.

Depois disso ELEGUÁ se apaixonou por ÓBA e tiveram um filho, ao que puseram o nome daquela terra, ou seja, OBAYOKOYÉ.

images (1)

Este filho foi crescendo, mas tampouco lhe gostava trabalhar e ÓBA sempre estava se queixando com ELEGUÁ. Até que um dia se incomodou, pegou OBAYOKOYÉ e o pôs para fora de casa. Um dia SHANGÓ passou por ali e se encontrou como OMO OBAYOKOYÉ e este lhe disse:

“Veja como estou SHANGÓ” e este lhe respondeu:

“Isso está acontecendo por tua desobediência e é assim que tu viverás o teu destino”.

To Iban Eshú

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.