ALAKASO SALVOU A TERRA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quando INLE OGUERE (mãe terra) se encontrou com OLÓFIN (Deus), esta indispunha seus filhos, já que ela em vez de educá-los e dar-lhes bons conselhos, lhes dava maus exemplos. OLÓFIN lhe dizia que sem mãe, era verdade que não podiam existir filhos. Mas ele ia lhe provar que sem pai tampouco poderia acontecer isso.

OLÓFIN retirou a água do céu por cuja razão começaram a secar as plantas, rachar a terra, morrer os animais e as pessoas.

Então começaram os filhos de INLE OGUERE a chorar pelas calamidades que passavam. Eles foram diante dela e fizeram um acordo para ver quem se comprometia de levar uma mensagem a OLÓFIN.

O primeiro que teve compromisso foi AGUYUGU (o gavião), mas ao passar desse planeta a outro, as variações e o calor, o fizeram descer muito abatido. Então se comprometeu em levar a dita mensagem ASHAA (a águia), mas aconteceu a mesma coisa com ela e disse que estava disposta a morrer na terra do que subir no céu de novo.

Então ALAKASO (o abutre) decidiu ir e saiu com a mensagem, vencendo todas as dificuldades, ainda que tenha perdido na viagem todas as penas da cabeça, mas ao final pode chegar ao céu. Encontrou a porta aberta, entrou e encontrou uns depósitos de água e com a sede que tinha, se atirou de cabeça para bebê-la.

Seu pai lhe perguntou o que fazia ali e ele disse que trazia uma mensagem de INLE OGUERE e seus OMO para OLÓFIN.

OLÓFIN ficou surpreendido com tal atitude que fez com que o trouxessem diante sua presença. Ele então disse que INLE OGUERE lhe pedia perdão para ela e seus filhos. Que estava convencida de tudo que OLÓFIN havia dito.

chuva

Então OLÓFIN disse a ALAKASO:

Tu vieste e por essa causa estão perdoados. Vá, que atrás de ti cairá um chuvisco e a água suficiente para todos. Este é o motivo pelo qual ALAKASO tem o poder de anunciar quando vai chover.

Antes de ALAKASO sair, OLÓFIN lhe perguntou porque trazia a cabeça sem penas e ele disse que as havia perdido na viagem, pelas dificuldades e o calor. Então OLÓFIN o bendisse dizendo que ALAKASO antes de sair de sua casa em busca de comida a encontraria e que seria respeitado por todas as nações e pelos governos do mundo. Por isso ele antes de sair sempre sabe onde está sua comida.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.