BABALAWÓS DE IFÁ: DA NIGÉRIA ATÉ A PRESERVAÇÃO EM CUBA

Mapa+étni..

O primeiro sacerdote de IFÁ que foi para CUBA foi ADESINA. Há quem diga que sua liberdade foi comprada por outros YORUBÁS que reconheceram sua categoria como REI e que ele nasceu na ÁFRICA OCIDENTAL a princípios de 1800. ADESINA significa “Coroa abre Caminho”.

Há uma história que conta que quando ADESINA foi capturado como escravo, ele se encontrava dando de comer a seus atributos religiosos.

Surpreendido, engoliu os seus IKINS e logo os evacuou no barco que o trairiam para CUBA.

Quando ADESINA chegou na ILHA, o colocaram para dirigir a carroça da casa e a fazer outros mandos entre outras coisas.

Por outra parte ÑO CARLOS ADDEBÍ (OJUANI BOCÁ) havia conseguido sua liberdade em CAMAGÜEY. O nome de CARLOS ele recebeu de seu amo. Ele também veio com conhecimento da ÁFRICA porque se consagrou lá. Quando foi comprado como escravo, o puseram para trabalhar em uma propriedade e sempre aconselhava seu amo nos negócios:

ADESIN

“Amo não faça esse negócio!”

“Amo sim, faça esse negócio!”

Um dia chegaram na casa do amo vários espanhóis que estavam construindo em um terreno adjacente e ao observar as relações entre o escravo e seu dono, disseram a este:

– Como é que tu permites que esse homem saia e entre e lhe dê tantas liberdades, sabendo que esses negros são inimigos nossos?

– Eu acredito que ele seja uma situação muito pessoal e às vezes me aconselha e dá resultado. A mim parece que ele é adivinho – respondeu o homem.

Os espanhóis observaram a ADDEBÍ e por curiosidade se interessaram em ver se ele podia realmente adivinhar:

– ADDEBÍ venha cá, esta gente quer que tu lhes adivinhes.

– Amo não tenho atributos

– Mas ADDEBÍ como é possível?

– Não amo, não tenho atributo. Se o senhor me autorizar, eu posso fazer um.

ÑO CARLOS ADDEBÍ foi e pegou laranjas. As descascou e pôs as cascas para secar. Uma vez que estavam secas, as atou a uma corda de majagua (tipo de cipó) e assim foi como surgiu em CUBA o primeiro EPKUELÉ (OPELÉ).

— Amo, já tenho o atributo.

O amo insistiu para que ele consultasse seus amigos.

— Amo, e o que eles podem me dar se eu os adivinhar?

Disse o amo:

— O que tu queiras ADDEBÍ.

E como ele tinha confiança em seu amo, lhe disse:

— Amo, eu quero minha LIBERDADE.

sj22_opelecoconorm500

Atirou assim o EPKUELÉ e adivinhou para bem dos espanhóis e foi tanto o que disse que estes, assombrados e contentes, em seguida tiraram ouro de seus bolsos e deram ao amo dele. No outro dia o amo foi com ADDEBÍ a administração do povoado e ali lhe deu a LIBERDADE.

A partir daquele instante, ADDEBÍ abandonou o lugar onde se encontrava para mudar-se para HAVANA e foi viver em GUANABACOA.

ADDEBÍ, que não saía muito de casa, um dia saiu e se encontrou por coincidência com um negro africano que disse se chamar ADESINA. Ninguém sabe como, mas o caso é que eles conversaram.

Este explicou o que havia acontecido com ele quando o capturaram e que ele havia lavado os IKINS, mas necessitava fazer EBÓ (sacrifícios) correspondente e queria que ele o ajudasse com isso.

ADESINA fazia tudo o que seus amos mandavam e eles não queriam perdê-lo. O caso é que estes senhores tinha um casarão que utilizavam como armazém e estava vazio e ele pediu autorização para utilizá-lo.

— Amo, posso utilizar o galpão armazém?

— ADESINA sim pode usá-lo.

irete untendi

ADDEBÍ se ocupou de arrumar as ervas, os animais e de todo o restante do que seria preciso. E assim fez EBÓ (sacrifício) e quando fez a consulta depois saiu o ODÚ OBARA MEJI, o mesmo ODÚ de IFÁ que ADESINA trouxe da ÁFRICA e foi em CUBA que se ratificou e então foi quando ele começou a consagrar e assim conseguiu sua liberdade e consagrou CUBA como seu novo lugar e não quis mais fazer o caminho de volta para a NIGÉRIA.

Consagrou só a duas pessoas, uma se foi para os ESTADOS UNIDOS e nunca mais se soube dele e o outro foi BERNARDO ROJAS.

Como ADESINA já estava muito velho, BERNARDO ROJAS ia a GUANABACOA onde ele vivia e lhe cortava as unhas, os cabelos, fazia-lhe a barba, levava comida para ele e o atendia no que fosse necessário. Foi dessa forma que BERNARDO ROJAS foi adquirindo os conhecimentos e as experiências de ADESINA, de quem se fez o seu AODÉ, OJUGBONA.

O primeiro CRIOLO (miscigenação de nigerianos e europeus) a quem se fez IFÁ (cerimônia de BABALAWÓ) em CUBA se chamou CORNÉLIO VIDAL e fizeram as cerimônias os africanos, que eram maiores do que BERNARDO ROJAS e BERNARDO maior que TATA GAITÁN.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.