AZOWANO (OBALUAYÉ) A MEDICINA QUE CURA

8255554225865583

Na terra de OSUN IRAWÓ, viviam um rei e uma rainha que eram muito poderosos, que se chamavam ODUAREMU e EKUBIJOGAN.

Eles viviam instruindo a cada um dos habitantes daquela terra, a adoração que tinham que ter para com os EGUNS que haviam sido donos daqueles lugares.

Eles tiveram um filho no qual nasceu muito fraquinho e desforme. Por esse motivo lhe puseram o nome de AZON que significa enfermidade.

Este sempre andava pelas terras de seus pais e ninguém queria reconhecê-lo. Foi desenvolvendo então um caráter rebelde, que não dava importância a ninguém e então como resultado disso, um dia topou com a morte a qual lhe disse:

Já que ninguém te compreende, porque não te alias a mim para que assim possa ser grande em meu reino?

Então AZON se vestiu com a roupa de IKÚ (a morte) e com seu traje negro se foi para a terra onde lhe juraram e lhe cobriram de honras, dando-lhe o título de KELEKEYEWE KUTO, que é um grande homem de segredos, com o qual era reconhecido na terra de EGUN.

Quando AZON se foi da terra de seus pais, que era a terra de OSUN IRAWÓ, esta começou a ver-se cheia de calamidades e mortes, tudo isso começou a cair sobre os habitantes dessa terra.

ODUDUWÁ e EKUBIJOGAN, foram à casa do OBÁ de IFÁ daquela terra que se chamava BABA NIYÓ AWÓ e este lhes fez um OSODE (consulta com os oráculos de IFÁ) e disse que tudo o que acontecia se devia a perda de um grande segredo que a natureza lhes havia enviado para aquela terra na pessoa de AZON, que era filho de EKUBIJOGAN e de ODUDUWÁ, onde então disseram:

AZON há anos se foi de nossa terra e não sabemos onde está. Nisso disse BABA NIYÉ AWÓ, somente há dois que sabem onde se encontra AZON, estes são XANGÔ e ALAWEMA.

Xangô em raios

Então BABA NIYÉ AWÓ lhes fez alguns sacrifícios e oferendas e os mandou ir junto ao rio para ali pedir o que necessitavam e para que XANGÔ e ALAWEMA lhes mostrasse o caminho para encontrar AZON.

Quando ODUDUWÁ e EKUBIJOGAN chegaram junto ao rio, viram como ALAWEMA e XANGÔ faziam cerimônias, na qual saia um homem vestido de negro, que se aproximava junto a eles para comer a comida que ALAWEMA e XANGÔ lhe ofereciam, então eles vieram e cantaram:

“ILE INLE EGUN KONILEO ELELE

EGUN AWÓ, EGUN ODARA

ONILEOKOSUN IBU LOSA EGUN ODARA”.

Então quando eles se aproximaram, viram que aquela sombra negra se escondeu. Quando XANGÔ e ALAWEMA viram chegar ODUDUWÁ lhe renderam MOFORIBALÉ (reverências) e então explicou tudo o que estava acontecendo e então ODUDUWÁ e EKUBIJOGAN deram a XANGÔ e a ALAWEMA algumas oferendas.

Então estes disseram, vamos ajudar para que a terra de OSUN IRAWÓ volte a ser próspera, mas para isso, ninguém pode saber jamais que conheceram AZON, pois este já não mais pertence ao reino deles. Ele vive com IKÚ onde ele se fez rei e tem o nome de KELEKEYEWE KUTE, aquele que pode viver entre os mortos e sentir-se entre os vivos.

OduduwaMazoDetalle002B

Então eles disseram a XANGÔ e ALAWEMA que se tudo isso era para a felicidade de seu filho, eles estavam dispostos a dar o posto que merecia AZON na terra.

Então apareceu AZON todo de negro e eles lhe renderam homenagem jurando sobre um grande segredo BOJOMONOSI, o qual lhe deram oferendas e assim firmaram um pacto com ele, regressando assim AZON às terras de OSUN IRAWÓ, ficando oculto para os demais o verdadeiro nome de AZON que era KELEKEYEWE KUTO.

Então quando chegaram àquela terra, assim que AZON entrou, começou a tocar a cada um dos presentes, devolvendo a saúde, a qual todos lhe diziam “AZOWANO” que significa MEDICINA QUE CURA.

Assim desde então é que no nascimento de AZOWANO ou OBALUAYÉ, a enfermidade de AZON, recebe-se também AYALALA para salvar os homens desta.

E assim ficou AZOWANO junto com EKUBIJOGAN e ODUDUWÁ, e os três regentes da terra OSUN IRAWÓ, que era a terra de OSHE SÁ.

 

Ifá Ni L’Órun

 

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.