O QUE É OSHA-IFÁ OU REGRA DE OSHA LUKUMI?

mayores 1

Os indivíduos representantes de diversos grupos étnicos com variadas matrizes em suas expressões culturais, procedentes da Região Sul Ocidental do Saara de Cultura preponderantemente YORUBÁ, foram levados à CUBA durante a época inumana do tráfico de escravos africanos como emigrantes forçados pelos escravistas europeus.

Estes emigrantes forçados trouxeram à CUBA formas de sua consciência social e religiosa. Ao se relacionarem entre eles e com a população do lugar, os componentes religiosos da consciência social também se interatuaram.

Este processo ocorreu em um espaço – CUBA – enquanto transcorria um tempo influenciado por múltiplos fatores históricos, socioeconômicos, políticos, demográficos e étnicos muito diferentes às circunstâncias em que se originaram e desenvolveram e também muito diferentes aos fatores que incidiram na ÁFRICA durante o tráfico de escravos, depois dele e até a atualidade.

Como resultado desse processo de mudança de consciência social e religiosa, os componentes religiosos também evolucionaram e se desenvolveram com uma nova conotação.

A consequência da mudança da expressão religiosa com novo perfil daqueles indivíduos, começou a chamar-se RELIGIÃO LUKUMI, REGRA DE IFÁ, REGRA DE OSHA, RELIGIÃO TRADICIONAL YORUBÁ DOS ORIXÁS ou como se usa nos dias atuais OSHA-IFÁ.

muralla

O CONCEITUAL EM OSHA-IFÁ

OSHA-IFÁ busca o equilíbrio e a harmonia na vida de um indivíduo através de um conjunto de relações com seu mundo interno e com o circundante. De acordo com as características dessas inter-relações, o ser humano ficará numa posição favorável ou não em sua existência.

Para conhecer sobre este equilíbrio e harmonia do ser humano na vida terrenal, se pergunta com o sistema oracular.

OSHÁ IFÁ pressupõe que as criaturas humanas são espiritual-material e vice-versa. O espiritual se manifesta no ser humano no momento em que o espírito encarna na matéria de seu corpo e o complementa com sua energia.

O material é intrínseco e indissolúvel em sua natureza como criação biológica e tem sua própria energia. A partir do momento em que o espiritual entra no corpo humano e o ser existe como indivíduo, fica dotado de uma energia resultante da combinação do material e o espiritual, que é algo único, especial, exclusivamente de cada ser e que aporta ao indivíduo sua particularidade inequívoca, equilíbrio e harmonia nos seguintes planos:

mayores2

1 – O equilíbrio interno do indivíduo em si, quer dizer, entre as representações de seu ser e o que é seu ser verdadeiramente.

2 – O equilíbrio entre a vida atual do indivíduo e suas existências anteriores.

3 – O equilíbrio entre o indivíduo e os OSHAS, ORIXÁS, EGUN e irradiações espirituais que conformam sua magnitude do ser ou que estão em concordância com ele.

4 – O equilíbrio do indivíduo com o ambiente, que alude as conexões objetivas e subjetivas dos indivíduos com outros seres humanos em todas suas relações sociais. O ambiente, se refere ao lugar onde nasceu, ao lugar onde vive e a natureza, onde existem distintas energias que podem influir de um modo ou de outro na vida espiritual e material.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.