CERIMÔNIAS EM OSHA-IFÁ

7224_1256065806446_1373618172_757712_2322449_n

No ser humano, por diversas razões, podem se ver afetadas as energias espirituais e a de seu corpo material e, por isso perder o equilíbrio e a harmonia, e com isso começam as dificuldades em sua vida. Por essa razão é que se consulta o oráculo para saber quais ritos, cerimônias, consagrações e iniciações são necessárias para levar a energia a um nível adequado.

O sistema oracular mede e calcula os valores e variações dessa energia resultante do espiritual e do material ao largo da vida, para que a pessoa guie sua vida em busca do equilíbrio e da harmonia.

As cerimônias são um conjunto de ritos que geralmente não tem implícito um compromisso permanente do indivíduo com OSHA-IFÁ, se este não está consagrado e este não passe por situações tão graves.

As consagrações são aquelas cerimônias complexas que implicam um compromisso permanente com OSHA-IFÁ e se fazem quando a energia do espírito e da matéria estão afetadas seriamente e se requer potenciá-las até o nível que corresponde a esse indivíduo.

1623570_402557766576340_2262534396514604521_n

As consagrações fundamentais são “INICIAR-SE EM IFÁ” – Saber o seu ODÚ e seu ORIXÁ TUTELAR em IFÁ e posteriormente “ASSENTAR OSHA”, denominada também YOKO OSHA – COROAÇÃO OU FEITURA DE SANTO. A estas consagrações fundamentais se chamam “INICIAÇÃO”. Existem consagrações intermediárias e posteriores a cada uma das iniciações, que consistem em receber determinados ORIXÁS ou poderes. Todas as cerimônias e consagrações em OSHA-IFÁ seguem o objetivo de alcançar o equilíbrio e a harmonia necessários para transitar favoravelmente pelo caminho da vida.

Desde este ponto de vista pode-se afirmar que OSHA-IFÁ tem por objetivo a busca do equilíbrio e da harmonia de um indivíduo em transcurso da sua vida em inter-relação com a representação de seu ser, uma vida anterior com os ORIXÁS, EGUNS, etc e o ambiente.

Para conhecer esta inter-relação que está determinada pela energia do espiritual e o material, se usa o sistema oracular (OBI  OGBON (COCO), OPELÉ (EPKUELÉ) EM IFÁ E MERINDILOGUN em OSHA) que decide as cerimônias e consagrações necessárias para alcançar seu objetivo.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.