OZUN – OSUN – SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA HUMANA

ozun-tools

OSUN ou OZUN é um Orishá que somente os Awós Ni Orunmilá podem consagrar e só esses têm o poder para entregá-lo. OSUN representa o espírito ancestral que se relaciona com o indivíduo genealogicamente e que o guia e o adverte. É o vigia, o guardião, a vigilância. OSUN junto com ELEGUÁ, OGÚN E OSHÓSI simboliza os ancestrais de um indivíduo específico.

OSUN representa a verticalidade do ser humano sobre a Terra. Por nenhum motivo deve-se tombá-lo ou deitá-lo, enquanto a pessoa esteja viva, entretanto se a pessoa morrer, OSUN deve ser deitado ou tombado e deve-se colocá-lo juntamente com o seu dono. Quando OSUN cambalear ou cair ao solo é porque seu dono pode estar correndo perigo de vida.

Está representado por uma copa de metal prateada que na parte superior tem a figura de um galinho e que em seu interior leva uma carga secreta. Sua base é sólida para mantê-lo parado e em pé.

OSUN é quem avisava das anormalidades quando estas se apresentavam na Terra.

O galo ou a pomba representa seus quatro ventos, representam os 4 pilares da casa no mundo. A base é a firmeza de todas as coisas do mundo.

Na prática, cada Orishá deve ter um OSUN particular o qual varia com o ORIKI de cada um desses Orishás.

Estes levam cargas segundo sejam as prescrições de cada um no oráculo de Ifá. Os ingredientes desse OSUN são perguntados. Além do que quando a pessoa que vai recebê-lo está doente, coloca-se a medida do corpo da pessoa num fio branco.

osun1

Além de representar OSUN o espírito de seu dono, pode utilizar-se do OSSAIN de extensão para invocar o antepassado que se desejar, pondo OSUN, se se deseja chamar a um EGUN homem, a altura do ombro. Se for EGUN de mulher se coloca a altura da cintura.

Então se coloca sobre a atena de EGUN (signos de Ifá) a OSUN de extensão também para invocar ao antepassado que se deseja.

Também se utiliza para trabalhar com os dezesseis espíritos de ODUDUWÁ.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.