OS BABALAWÓS

VENEZUELA-THEME-RELIGION

Os BABALAWÓS, Pais e Guardiões do Segredo, são os embaixadores maiores de uma religião que remonta suas origens à ÁFRICA ancestral, ao orgulhoso povo dos YORUBÁS. Deles a AMÉRICA LATINA herdou mitos e costumes religiosos acoplados durante a Colônia do imaginário cristão. Seus ritos de adivinhação, as forças espirituais que guiam a natureza e o homem (YEMANJÁ, OXUM, IFÁ, ORUNMILÁ).

DO PAÍS YORUBÁ

A instituição dos BABALAWÓS é parte de uma Tradição que provém do povo YORUBÁ na NIGÉRIA. A Tradição estabelecia que o direito a exercer funções sacerdotais só era permitido aos príncipes e grandes senhores de muito prestígio e autoridade, pois só eles conheciam os segredos da iniciação. Essa Tradição desaparece em terras YORUBÁS, conforme registros históricos.

Quando a Tradição ressurge na AMÉRICA, trata de manter os usos e costumes de seu país de origem. Copiando assim as normas e rituais dos BABALAWÓS, as tradições africanas tiveram supervivência em CUBA com renovado vigor, pois serviam para reafirmar os escravos em sua identidade e legitimidade, preservando assim sua cultura, costumes e religião.

Tal como outras manifestações culturais dos escravos, esta instituição conseguiu o terreno propício para seu desenvolvimento em aldeias que rodeavam as grandes plantações, especialmente nos engenhos açucareiros.

Um BABALAWÓ por seu caráter religioso, é um sacerdote dedicado ao culto a ORUNMILÁ, por pertencer a uma hierarquia superior dentro da REGRA DE OSHA-IFÁ, cuja função consiste nisso.

dsc01236

ORUNMILÁ – O dono dos segredos

BABALAWÓ quer dizer o PAI DOS SEGREDOS ou o Dono dos Segredos, ainda que seja esse o nome literalmente.

São os tradutores do oráculo de IFÁ, os interpretadores do Oráculo, da palavra de ORUNMILÁ.

As consagrações que eles têm podem tirar um proveito máximo, uma inspiração, um contato direto com ORUNMILÁ, com a força, para interpretar esse oráculo de EPKUELÉ (OPELÉ) de IFÁ ou IKINS.

O pai dos segredos é o que chamamos de BABALAWÓS, ORUNMILÁ é a força,.

ORUNMILÁ é o ORIXÁ.

IFÁ é o sistema.

O Oráculo de IFÁ é a composição de símbolos que dizem o que vai acontecer na vida da pessoa, o que tem acontecido, no presente, no passado e no futuro.

A função principal do BABALAWÓ é SALVAR VIDAS de pessoas por meio da consulta com o Oráculo de IFÁ. Eles fazem os maiores trabalhos que há na religião YORUBÁ, trabalhos realizados juntos a IFÁ.

Na iniciação em IFÁ, a entrega de ELEGUÁ, OGUN e OXÓSSI que são os guerreiros que trabalham na defesa da pessoa, o IDEFÁ (a pulseira de IFÁ), o fio de conta de ORUNMILÁ (ELEKE), entrega de OZUN e ORUNMILÁ, além da revelação do ODÚ da pessoa e os conselhos necessários para que esta tenha uma vida melhor.

babalawo9542061_1

É imprescindível a presença dos BABALAWÓS nas feituras de santo (KARI OSHA), pois também são os maiores dentro da REGRA DE OSHA LUKUMI, pois consagram as Cerimônias de ORIXÁS com os sacrifícios necessários nessa iniciação, quando uma pessoa vai a KARI OSHA ou o popularmente “FAZER SANTO”, isso é função também do BABALAWÓ.

Eles não fazem ou raspam santo, porém o sacrifício nessa cerimônia quem faz são eles, por serem os maiores no panteão YORUBÁ e assim estar determinado em IFÁ.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.