O HOMEM TOLO, OS MEDÍOCRES E OS SUPERIORES OCUPAM ESCALAS DISTINTAS NO MUNDO E NA VIDA

creacion-olorun

IFÁ nasceu de OLÓFIN para benefício da raça humana.

Fez um inventário de tudo o que foi criado com o objetivo de atribuir a cada coisa uma posição na escala de valores.

Ifá determinou uma certa ordem de escala:

OLODUMARÉ, OLÓFIN, OLORUN,

ODUDUWÁ governando a trilogia

OBATALÁ.

Depois os Orishás mais velhos, dos Maiores aos Menores.

Depois os espíritos dos homens deificados

Espíritos de homens físicos

Espíritos de animais e plantas

E por último, espíritos de coisas inanimadas.

ojo_naturaleza-300x173

Estabeleceu no espaço que existe, uma diferenciação:

Para o ser humano fez com que no meio desse espaço estivesse o homem comum, com suas virtudes e defeitos.

Em cima pôs o homem sábio, que aplica sua inteligência em alguma atividade onde sobressaia.

Porém acima, colocou a dimensão do homem santo, quem tenha lapidado seu espírito e tenha armazenado virtudes e acima de tudo, o santo sábio, quem resume os melhores atributos que possa possuir um homem.

Ifá colocou – do homem comum para abaixo: o tolo ou ignorante, que se burla do que desconhece e tem sua razão fechada, o malvado, que leva em si as piores qualidades e sentimentos da espécie e colocou na mais baixa escala, o malvado sábio, que querendo ou não, fez algum tipo de pacto com Entidades Malévolas, aplicando sua sabedoria para a destruição.

Estabeleceu que o comportamento do homem é o que lhe permite ascender ou cair do lugar que ocupa na escala.

Do meio para cima, cresce a influência das Entidades Nobres e do meio para baixo, sucede o contrário.

ORUNMILÁ foi o melhor representante de IFÁ na TERRA. Ele se nutriu do espírito de IFÁ por inspiração divina. ORUNMILÁ construiu com um casco de tartaruga o primeiro EKUPELÉ (Opelé) e conheceu os ingredientes adequados e como sacralizá-los para que ajudassem em seu trabalho. Herdou de SHANGÓ o tabuleiro trabalhado em madeira de árvore sagrada. Aprendeu de OSSAIN o segredo das plantas. Recebeu de OGUN as armas para o sacrifício. Teve em ELEGUÁ o seu melhor mensageiro e amigo. Soube usar das melhores qualidades das pedras do rio, do monte e da savana. Adorou as mulheres, porque estas o cuidaram.

Elefanteconocheturapng

ORUNMILÁ conheceu por IFÁ os segredos da criação. Ele atirava seu EKPEKULÉ para escrever, de acordo com o Odú, o segredo que se revelava e assim elaborou o LIVRO SAGRADO. Por isso ORUNMILÁ disse que tudo se pergunta a IFÁ, porque IFÁ tem uma resposta para toda pergunta. Desde milênios atrás, os homens esqueceram as verdades transcendentes sem saber que estas ficaram escritas em fragmentos no LIVRO SAGRADO DE IFÁ e que ninguém possuía essa obra completa, lamentavelmente perdida. Os iniciados de distintos lugares do planeta, tem partes desta obra do MAESTRO ORUNMILÁ, que há transcendido até nossos dias, graças a Tradição Oral, que foi preservada em Cuba.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.