ADIMU – OFERENDAS – SIGNIFICADOS

sango60010111

ADIMU – A: quem, DI: transforma, UM: absorvendo.

Basicamente é oferecer alimentos a vários ORISHÁS os quais absorvem até consumir a espiritualidade dos mesmos.

Utiliza-se para manter o cuidado das relações que os homens mantêm com os antepassados, com certos espíritos, com os ORISHÁS e para reforçar as relações que devem existir entre os seres humanos com o resto dos seres que habitam dentro do universo no qual vivemos e de fato, esta ação nos proporciona ter paz e harmonia.

O ADIMU, portanto, representa uma maneira de reorganizar o universo a favor da raça humana.

ADIMUNLÁ: o sufixo NLÁ significa: “grande”, ou seja, Grande Oferenda

ALADIMU: É a pessoa que oferece o ADIMU

GBOGBO TEUN ONGEN: (GBOGBO TENUYE): Oferendas de comidas variadas. Denominam-se as oferendas que compõem vários tipos de alimentos comestíveis para o devoto que, geralmente, as dedica aos antepassados, ou seja, todas as comidas que a boca come.

Comida Chango

EBÓ SHIRÉS: São ADIMUS em pequenas quantidades, unidos e se oferecem a um ORISHÁ determinado, para que o distribua entre os demais para receber sua graça em função de quem faz o sacrifício ou oferenda. Não deve faltar OBI, EKÚ, EYÁ, EKÓ e frutas. Se faz diante a um OPON de IFÁ, se se tratar de um BABALAWÓ.

EBÓ KEUN EDUN KEUN: É um ADIMU tipo EBÓ SHIRÉ, mas as oferendas são colocadas diretamente a cada ORISHÁ. Começa-se por ELEGUÁ e se termina pelo ORISHÁ TUTELAR da pessoa. Dá-se OBI a cada ORISHÁ e se pergunta: KEFEYI YENI YENI EDUN (número de dias que vai ficar a oferenda).

BOLAS DE FARINHA: Estas bolas se preparam misturando farinha de mandioca com mel de abelhas e entre as mãos e vai se moldando cada bolinha. Esse ADIMU é de grande valia para ORUNMILÁ, ELEGUÁ e OSHÚN.

BOLAS DE FUBÁ COM FEIJÕES VERMELHOS: Confeccionam-se misturando o fubá com os feijões vermelhos. Este ADIMU é de grande valia para OYÁ (YANSAN).

IKUETE: Mandioca (aipim) cozida com dendê.

GBEUÍRÍ: Um tipo de sopa de vagens com dendê. Oferece-se a SHANGÓ.

FRUTAS: Todas as frutas podem ser utilizadas como oferenda aos ORISHÁS. Com algumas exceções, como por exemplo, não oferece nem bananas nem uvas a ORUNMILÁ.

DSC_0146

Quando se oferecem aos IBEJI, os quais pertencem todas as frutas, eles também dão direito a alguns ORISHÁS, como por exemplo:

A manga e as laranjas a OSHÚN. O sapoti a OYÁ. A melancia a YEMANJÁ. A banana e o abricó a SHANGÓ. A goiaba a ELEGUÁ. A graviola a OBATALÁ, etc.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.