OS ORISHÁS FUN FUN E A ATUKON (PÓLVORA)

portada-micro-esceno-09122012

Pataki

Havia um tempo em que sendo AYABA dos IYEBÚ AGAMÓN (ORISHÁ FUN FUN), a qual reinava sobre os IYEBÚ-ODA e os IYEGBÚ. O EMIR de AKONORO dos HAUSÁ, lhe declarou guerra.

Os filhos de AGEMÓN eram guerreiros de IKUANKA (guerreiros de OGUN) se lançaram a frente com seus exércitos, mas pereceram um a um diante aos terríveis homens de EMIR, onde a mesmo AGEMÓN que cingiu seu capacete de guerra, que era de ESTANHO, empunhando sua lança e um barril de pólvora que ARISITASI (OSHÓSI) Rei de ODÉ, vassalo seu que lhe havia lhe dado de presente, pois o havia trazido de suas viagens por SONGAY.

A batalha era muito cruel. AGEMÓN e seus generais tiveram que regressar, momento em que ela aproveitou e foi consultar IFÁ na casa de ORUNMILÁ.

ORUNMILÁ a consultou e disse a AGEMÓN: O que te salvará é uma coisa que você traz consigo, pois, a guerra está em cima de ti e se tu não fores determinada, a perderá.

Ela respondeu: A única coisa que trago comigo é esse barril de pólvora que me deu de presente ARISITASI. É isso mesmo, disse ORUNMILÁ. Em seguida lhe fez alguns sacrifícios e oferendas.

Depois de tudo feito, ORUNMILÁ disse: Na próxima batalha coloque em cima do barril esta cabaça, com uma máscara de mulher pintada e seu capacete de guerra. Vista o barril com suas roupas, monte em cima de um IBAKÁ (camelo) e o lance no meio dos homens de EMIR.

Poucos dias depois os homens de EMIR começaram a sitiar a IDOMA e AGEMÓN apareceu para combater com seus guerreiros de IKUANKA e suas AMAZONAS.

fosforo

Ela fez tudo ao pé da letra como aconselhado por ORUNMILÁ e quando o camelo se desnorteou, ela o introduziu entre os guerreiros de EMIR, que ao vê-lo acreditaram que era a Rainha AGEMÓN que havia caído no cerco e atacaram com grande força contra o camelo e até o próprio EMIR disparou sobre o que acreditava que era a Rainha e o barril de ATUKON (Pólvora) explodiu, matando EMIR e tal quantidade de seus soldados que começou um pânico entre eles e os IKUANKA e as OKUERES liquidaram facilmente os homens de EMIR.

E assim foi como se salvou o Reino dos IYEGBÚ com o sacrifício por parte de AGEMÓN, do presente de ARISITASI e desde então, em lembrança disso, os ORISHÁS FUN FUN nunca mais utilizaram a ATUKON (Pólvora).

Aqui OBATALÁ deixou a pólvora.

 

Maferefun ORUNMILÁ todos os dias!

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.