ELEGBARA: O SENHOR DOS CAMINHOS

d9b9ecd0fc83d109a6a678a1375760a21

ELEGUÁ ALÁ LU BANSHÉ rege sobre o destino. Domina e é dono e senhor de tudo o que se pensa fazer, das diferentes situações que possam ocorrer e dos passos que se possam dar. Isto se refere não só aos seres humanos, mas também aos ORISHÁS.

Tem o ASHÉ de OLODUMARÉ para organizar ou desorganizar as coisas. É por conta dele que há oferendas e festas em toda a cerimônia.

ELEGUÁ ALÁ LU BANSHÉ é muito controvertido, já que em muitas ocasiões não entendemos suas decisões. É ele que abre os caminhos e nos ajuda a obter uma vida melhor, mas também é capaz de fechar os caminhos, se determina que isso pode nos levar a rumos não desejados por nosso ORI.

É por isso que analisa cada situação e abre o caminho que ele acha que nos convém mais.

Sem ele não se pode dar o primeiro passo para conquistar quaisquer objetivos e também ele que dá o último passo conosco, para dar final e bênção aos nossos trabalhos.

É por isso que ele gosta que o tenham consideração e que seu sábio conselho seja sempre cogitado e requerido.

Pode-se oferecer-lhe maças, goiabas e doces agridoces. Ele gosta da comida picante. Gosta também de aguardente de cana e charutos.

Os filhos de ALÁ LU BANSHÉ sempre triunfam se seguem seus sábios conselhos e sua ajuda.

Esta ajuda ele dá igualmente a todas as IYALOSHAS (IYALORISHÁS), BABALOSHAS (BABALORISHÁS) e BABALAWÓS em seu trabalho religioso.

 

Maferefun ELEGUÁ todos os dias!

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.