A REAL IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO EM IFÁ

Uma das coisas que mais nos inquietam é saber qual é o nosso propósito nesse mundo. Qual é a verdadeira razão pela qual estamos nessa vida. Há pessoas que vivem para servir um propósito a longo prazo e outras a curto prazo.

Todos como seres humanos nos convertemos em egoístas sem nos darmos conta. É um comportamento natural. Como seres humanos dizemos, fulano morreu salvando a sicrano. O que não sabemos é qual era o propósito dessa pessoa que perdeu sua vida em prol do outro.

Por fim, o propósito de nossas vidas, ante os olhos do ser humano, é desconhecido.

Só através da iniciação em IFÁ é que podemos saber qual é o propósito e como será a vida que escolhemos viver nessa Terra.

ORUNMILÁ é imparcial, revela seu ODÚ (signo de IFÁ) que desenha sua vida, te abre os olhos e te mostra qual é o seu verdadeiro DESTINO que escolheste para viver, antes mesmo de descer a esta Terra.

Muitas pessoas chegam aos pés de ORUNMILÁ buscando uma resposta que elas querem escutar.

Entretanto, ORUNMILÁ te ajuda a decidir se esse momento é bom para fazer determinada coisa ou não e no caso de ser, ele te recomenda que faça alguns sacrifícios antes de fazer, para que evites complicações e tudo corra bem, porque ORUNMILÁ é o senhor sabedor de todas as coisas.

Então como pode uma pessoa olhar com os olhos celestiais e saber a que coisas se ater e que decisões tomar? Só recebendo seu IKOFÁ (se for mulher) se tornando APETEBI NI ORUNMILÁ ou seu AWÓ FAKAN (se for homem). ORUNMILÁ te revelará teu ODÚ (signo de IFÁ) que vai te dar todas as características de tua vida, passada, presente e futura. Te dirá quais são as coisas que existem em seu destino, muitas as quais tu não tinhas conhecimento.

IMG_20150705_201443715

Imagine que estás parado em frente a um edifício e te dizem que tens que entrar no edifício e subir até o andar número 9 e no escritório número 333. Nele tem uma gaveta que há dentro uma caneta e que deves pegá-la e trazê-la consigo. Tudo isso deves fazer com a luz apagada e tudo escuro. Agora, como seres humanos que somos, pensa que não será difícil? Pensa que não passarás dificuldades para localizar o andar 9, o escritório 333, a gaveta e a caneta? E depois regressar até embaixo outra vez e sair sem complicações?

Imagine esse exemplo em sua própria vida, os tropeços, as más decisões, as que nunca tomaste por medo, teus maus passos, etc.

Agora imagine se alguém te peça que faça o mesmo, mas dessa vez com a luz acesa. Sabes que seria muito mais fácil. Ao invés de subir pelas escadas, subirias usando o elevador, fosses direto ao andar 9 e encontraria o escritório 333 rapidamente e também com a mesma rapidez a gaveta onde estava a caneta e conseguiria sair dali sem problema algum.

Isso é o que faz IFÁ na vida de uma pessoa, o que faz ORUNMILÁ a uma pessoa que tenha recebido seu IKOFÁ ou AWÓ FAKAN.

ORUNMILÁ te brinda com a oportunidade de consultar um ORÁCULO que não mente. Ele te alertará antes de tomar decisões que te afetarão. Enfim, é uma infinidade de benefícios os que trazem o receber IKOFÁ ou AWÓ FAKAN.

Nós quando nos deparamos de frente ao mar, olhamos até o horizonte, mas chega um momento que nossos olhos não nos permitem ver mais além.

Porém com ORUNMILÁ, todos os ORISHÁS, todos os EGUNS que veem tudo, podem nos guiar e alertar dos males de nossas vidas que não conseguimos enxergar.

Não devemos buscar na religião respostas escolhidas, as que queremos que nos digam, tampouco devemos buscar na religião riquezas materiais.

20150320_141805

IFÁ nos dá a lição de que nossa riqueza mais valiosa é a espiritualidade, porque essa é a que nós levamos quando nosso propósito nessa Terra já esteja cumprido, quando devemos então partir.

Um Awó deve ser experiente o suficiente para decifrar a palavra de ORUNMILÁ, sendo também um eterno discípulo de ORUNMILÁ e exímio estudioso dos segredos de IFÁ.

Um Awó sem conhecimento necessário é um cego na interpretação dos ODÚS de IFÁ (escrituras).

E jamais poderá guiar alguém, já que por falta de conhecimento tentará apontar caminhos que não condizem com a verdade de IFÁ.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.