ORIXÁ OZUN (OSUN)

LUAnaMariaOsunWLg

OZUN ou OSUN é um ORIXÁ do grupo dos ORIXÁS ODÉS (caçadores) comumente chamados de Os Guerreiros junto com ELEGUÁ, OGUN e OXÓSSI. É um dos primeiros ORIXÁS que qualquer um pode receber.

OZUN é um ORIXÁS que somente os AWÓS NI ORUNMILÁ podem consagrar e só esses tem o poder para entregá-lo.

OZUN representa o espírito ancestral que se relaciona com o indivíduo genealogicamente e que o guia e o adverte.

É o vigia, o guardião, a vigilância. OZUN junto com ELEGUÁ, OGUN e OXÓSSI simboliza os ancestrais de um indivíduo específico.

Não se raspa, no caso se faz OBATALÁ, não tem caminhos ou qualidades. OZUN tem uma relação muito especial com ORUNMILÁ. ORUNMILÁ se apoia em OZUN sendo este seu bastão para obter os poderes da adivinhação e o conhecimento real e transcendente. Este ORIXÁ não se faz na cabeça de ninguém.

OZUN representa a verticalidade do ser humano sobre a Terra. Por nenhum motivo deve-se tombá-lo ou deitá-lo, enquanto a pessoa esteja viva, entretanto se a pessoa morrer, OZUN deve ser deitado ou tombado e deve-se colocá-lo juntamente com o seu dono. Quando OZUN cambalear ou cair ao solo é porque seu dono pode estar correndo perigo de vida, pode cair doente ou ainda estar sofrendo ações de bruxarias. OZUN é o mensageiro de Obatalá e Olófin.

Se saúda: MAFEREFUN OZUN!

OZUN está representado por uma copa de metal prateada que na parte superior tem a figura de um galinho e que em seu interior leva uma carga secreta. Sua base é sólida para mantê-lo parado e em pé. Não possui atributos e não leva mão de caracóis (búzios) nem colares.

 

 Ifá  Ni L’Órun
Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.