OXÓSSI O REI DE KETÚ

352dd3a7-7cf1-4c6c-babd-5f7bcfbd5292

PATAKI

OXÓSSI nasceu em YEBÚ ODÉ, mas reinou em KETÚ. Teve três filhos que foram caçadores como ele e se chamavam:  ARIBITASI, ARISITASI e ATAMATASI.

OXÓSSI saia para caçar com eles e era muito feliz. Porém, isso despertava muita inveja entre seus inimigos. Os ARAYÉS (inimigos) começaram a caluniar OXÓSSI e também a seus filhos e o povo ouviu essas calúnias.

Um dia, o Conselho de Anciões, determinou que enviassem ao OBÁ (rei), ou seja, a OXÓSSI, um cesto com 101 ODIDÉS (101 penas de Acodidé), que era a sentença, para que soubesse o OBÁ que ele estava condenado a morte e que seu povo não o desejava mais como OBÁ.

OXÓSSI foi pedir ajuda a ORUNMILÁ e este consultou IFÁ que dizia que queriam matar ele e a seus filhos. Disse ORUNMILÁ: “Você demorou muito para me procurar, mas eu sou o único que, por vontade de OLÓFIN, pode te salvar. O Reino está perdido, existe uma conjuntura adversa bem elaborada se armando, mas IFÁ te dá a palavra de que vai salvar sua vida e a de seus filhos também”.

Secretamente, ORUNMILÁ deu a ele o segredo do ETUBÓN (Pólvora).

Nessa mesma tarde, depois de sair da casa de ORUNMILÁ, OXÓSSI mandou usar a magia que continha no AFOSHÉ de ETUBÓN, que ORUNMILÁ havia lhe dado e que ele trouxe da terra de MINA ASHANTI.

OXÓSSI pediu que reunissem todos os integrantes da corte e também do povo. Diante deles, com seus três OMODÉ (filhos), cada um com três AKOFÁ (arco e flecha) e disse:

“Sei como estão me tratando, mas eu não lhes desejo o mal, só quero que minhas palavras com o ASHÉ de OLÓFIN (Deus) se cumpram”.

Em seguida pegou um AKOFÁ na mão e lançou a flecha ao Norte dizendo:

“Para onde lanço esse AKOFÁ que venham os inimigos e que estes vençam e façam de vocês escravos”.

Tirou outro AKOFÁ e lançou a Leste dizendo o mesmo; o outro a Oeste e disse a mesma sentença.

Ao verem OXÓSSI e seus filhos desarmados, os inimigos guiaram o povo para que se lançassem contra eles. Mas OXÓSSI acendeu o pó negro (pólvora) que ORUNMILÁ lhe havia dado, enchendo de fumaça todo o Palácio e seus arredores, momento em que aproveitaram OXÓSSI e seus filhos para escapar pela mata.

Quando a fumaça se dissipou, no lugar onde esteva OXÓSSI, só ficaram umas alças de prata torcida e três flechas, que desde então o povo de KETÚ passou a adorar.

Isto indica que a maldição se cumpriu, pois, aos YORUBÁS pelo Norte os combateram os HAUSSA, pelo Leste os MANDINGA e os FONS e pelo Oeste os IBO, os IGERE e EKOY (Congos e Carabali) e escravizaram muitos que foram enviados para outras terras.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.