OGBE DI É QUEM DESPERTA ORUNMILÁ

erroysf-244x300

PATAKI:

Nos tempos primitivos, ORUNMILÁ tinha um secretário que o despertava todas as manhãs. Era OGBE SÁ e sua missão era receber o Obi do Oráculo, mas foi tanto seu saber que ficou convencido e já não chamava ORUNMILÁ sem que o tocasse para despertá-lo.

Um dia YEYEMATERO, a mãe pensadora, que era a mulher de ORUNMILÁ, viu como OGBE SÁ o tocava em vez de chamá-lo e como ORUNMILÁ acordava se sentindo mal. Ela pensou: “Tenho que buscar outro secretário, pois OGBE SÁ já não serve para este trabalho”.

Um dia chegaram de visita OXUM e OGUN para consultar IFÁ e YEYEMATERO que era amiga íntima de OXUM, lhe disse: “Minha irmã, OGBE SÁ já não serve para despertar ORUNMILÁ”, e contou a OXUM o que se passava. OXUM disse: “Em minha terra IYESÁ, há um AWÓ muito sério e sábio que se chama OGBE DI. Vou mandá-lo vir aqui para ver se te serve”.

Quando OXUM chegou de volta a sua terra IYESÁ, chamou OGBE DI e lhe disse: “Para que tu sejas grande, vou te mandar para a terra IFÉ e ali tua missão será chamar ORUNMILÁ todos os dias às seis da manhã para despertá-lo”. Ela ensinou a ele como despertar ORUNMILÁ sem tocá-lo e depois disse: “Quando tu chegares, já estarei na porta com OGUN para que tuas palavras sejam verdadeiras”.

Pela manhã, às seis, chegou OGBE DI à casa de ORUNMILÁ. YEYEMATERO o recebeu e disse: “Você é quem OXUM mandou para despertar ORUNMILÁ? ” Ele respondeu que sim. YEYEMATERO observando-o atentamente lhe disse: “Pois desperte-o! ”

OGBE DI se ajoelhou diante ORUNMILÁ e sem tocá-lo, fez o que OXUM lhe havia ensinado. ORUNMILÁ despertou-se tranquilo e nesse momento OXUM e OGUN tocaram a porta e ORUNMILÁ respondeu: “IBORU, IBOYA, IBOSHESHE!

Quem é esse jovem que sabe tanto? ” YEYEMATERO respondeu:

“É AWÓ OGBE DI da terra IYESA e a partir de hoje substituirá a OGBE SÁ da tarefa de despertá-lo e será o dono do saber”.

E desde então OGBE DI é sábio e grande e é o encarregado de despertar ORUNMILÁ pela manhã.

AWÓ OGBE DI em prêmio do saber obtido e do favor que OXUM lhe havia feito, fez oferendas e sacrifícios a OGUN e a OXUM no rio.

E com isso reafirmou seu poder e sua grandeza não só na terra IYESA, mas também em todas as terras YORUBÁS, graças a OXUM.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.