IFÁ UMA FILOSOFIA DE VIDA

IFÁ é TUDO que compreende desde o mais simples ao mais complexo na busca por soluções de variadas gamas de acontecimentos que ocorrem na vida diária.

IFÁ é orientar o caminho com direção e sentido; IFÁ é praticidade, é ética, é solidariedade frente a necessidade, é sacerdócio ante a dor humana. É desvendar problemas futuros e revisar problemas passados. IFÁ é guiar, orientar, prevenir, enfim, IFÁ é TUDO.

Hoje em dia vemos com grande preocupação, como constantemente se repetem feitos tendendo a “reformar” IFÁ.

A conveniência de alguns grupos de BABALAWÓS, inspirados por interesses mesquinhos e por outros interesses mal-intencionados, assim vemos, por exemplo, como se consagram BABALAWÓS em três ou quatro dias, quando se requer sete dias, de como se omitem cerimônias dentro das estabelecidas por IFÁ, de 16 IKINS em uma Cerimônia de IKOFÁ, quando o correto é um ou dois (no caso de Odús Mejis) de como se pretende impor conceitos e cerimoniais falsos, etc.

Segundo afirmam historiadores, etnógrafos e antropólogos, IFÁ existe há mais de 4000 anos antes da chegada de Cristo e que foram os acádios quem o levaram ao que hoje é o EGITO e dali se produziu a dispersão de IFÁ por vários lugares do continente Africano. Assim como os someros que o introduziram na INDIA.

 

Não é estranho que em um mundo de constante confrontos e polêmicas, seja o mundo religioso quem escape dessa situação. Nesse confronto são usados, em certas ocasiões, atividades de incursões a grupos, associações, sociedades, etc., com o fim de desviar dos princípios filosóficos das mesmas em um começo para posteriormente obter sua total destruição.

Nós devemos defender no mais fiel cumprimento dos princípios fundamentais de IFÁ, para evitar que “infiltrados” em nossa religião possam seguir estabelecendo a “confusão” de IFÁ com falsos conceitos e normas alteradas.

Portanto, damos um chamado de alerta para os perigos que se cercam sobre nossa religião a todo aquele convencido dos princípios básicos de IFÁ, para que rejeitando esses intentos de “reforma”, persistimos no mais fiel cumprimento dos preceitos chegados desde a antiguidade.

Com esse fim e propósito, passamos a enumerar o que entendemos como certos princípios fundamentais de IFÁ.

1 – Existência, 2 – Estudos, 3 – Honestidade, 4 – Humildade, 5 – Generosidade 6 – Sinceridade, 7 – Respeito, 8 – Reserva, 9 – Obediência, 10 – Solidariedade, 11 – Consequência, 12 – Perseverança, 13 – Tolerância, 14 – Fervor, 15 – Esperança, 16 – Caridade.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.