A FORMAÇÃO DA TERRA

Em grupos de sete vieram ao Planeta as DEIDADES MAIORES, sete vibrações – as fundamentais – em cada grupo, com seus séquitos de ENTIDADES MENORES; tinham o propósito de criar a natureza mineral primitiva.

Veio então OLOKUN e formou as fendas profundas que deram lugar aos oceanos, e ORISHAOKO levantou as terras do fundo dos mares.

XANGÔ criou a atmosfera e as nuvens com suas cargas elétricas.

OGUN elaborou os minerais e trabalhou as montanhas.

YEMANJÁ esboçou as costas, atuando em equilíbrio terra-mar.

OXUM deu lugar aos rios, aos mananciais e todas as águas doces.

OROINAN dominou os fogos centrais da esfera terrestre e manteve o controle dos vulcões.

Depois desceram outros grupos de ENTIDADES MAIORES e entre todos deram lugar as estações – segundo a posição planetária – assim como as rotações da Terra e da Lua, originando os dias e as noites.

Então tomaram diversos elementos das rochas, das águas e do ar com o objetivo de formar os reinos animados a partir da natureza morta: os vegetais, que eram capazes de reproduzir-se por si mesmos, assim como os animais.

Durante muitos milênios modelaram todas as variantes possíveis. Executaram gradualmente sua tarefa: destruíram umas formas para construir outras mais complexas, e com isso deram lugar a enorme diversidade que atualmente forma esses reinos.

As DEIDADES fizeram com que as plantas se nutrissem da terra, dando-lhes caráter sedentário, e que os animais se deslocassem pelo ar, pela água ou pelo chão, para alimentar-se dos vegetais.

Os elementos ficaram constituídos como uma presença vital para esses reinos, e assim a água permitia a vida material, o ar contribuía para o equilíbrio planta-animal e era o veículo da respiração de OLÓFIN (DEUS), o fogo assumiu o trabalho de destruidor-revitalizador no processo de mudanças e OLORUN forneceria a energia vivificante.

Estas DEIDADES ficaram a cargo do que elas mesmas criaram: se distribuíram – de acordo com suas características vibratórias – às múltiplas riquezas do planeta.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.