OBATALÁ OSHAGRIÑAN

Obbatalá Oshagriñán

OSHAGRIÑAN ou OSHA GRIÑAN é considerado um dos OBATALÁS mais velhos. É o mensageiro de OLÓFIN (DEUS) e se encontra subindo montanhas. É muito pacífico e tem algumas tremedeiras de frio e de velhice.

É da terra IYESA. Pertence-lhe a coruja, a qual simboliza a experiência, a discrição e a sabedoria. É ele que vem quando ninguém pode vir. A ele lhe pertencem os IBEJIS e tem o caminho para a casa de OLÓFIN. Esconde-se do ar e anda com apoio, mas quando está zangado larga os apoios e pega seu facão.

OSHAGRIÑÁN é considerado filho de ODUDUWÁ, rei de EGIGBO e OGBOMOSHE. É conhecido como MAKENU na terra ARARÁ (Djedje).

Entre suas ferramentas, 3 penas de loro (papagaio) dentro de sua sopeira e 8 fora, um bastão forrado com contas brancas, uma espada, um facão, um idé torcido, um canino de leão, marfim, nácar e corais.

Também leva outro jogo de ferramentas de estanho no meio das três divisões de sua sopeira, junto com um tabuleiro de Ifá consagrado e um idé de ORUNMILÁ.

Assim mesmo sobre sua sopeira se põe um punhal com a alça com cargas de OZAIN de OBATALÁ. Quando este caminho de OBATALÁ é o OSHA ALAGBATOBI (O ORISHÁ da pessoa), leva, além de suas ferramentas,  uma coroa metálica branca, adornada com 16 (dezesseis) penas de loro repartidas em 4 (quatro) arcos da coroa e com um sol, uma lua, uma lança, um leque, um machado, uma cara, penas, uma estrela, uma cobra, um espelho, uma cadeira, um boneco e um cavalo

Veste Vermelho e Branco. Seu colar ou fio de conta leva nove contas de nácar e uma de coral. É considerado marido de OSHANLÁ ainda que tenha tido relações com YEWÁ.

Diz-se que trouxe a ORDEM AO MUNDO através de seu filho OGUINIYÁN e também que foi ele quem deu a ORUNMILÁ o segredo de pegar o ASHÉ ou YEFÁ do Inhame.

Foi OSHAGRIÑAN quem tirou as penas da cabeça do abutre. Foi o inventor da lança e trabalhou com chumbo fundido. Ele é o verdadeiro dono do OGBÉ (faca).

Outras casas o consideram um guerreiro que vive ao pé das árvores, pai de SHANGÓ, ORUNMILÁ, OBATALÁ AYAGUNA E BABASHÉ. Nesta interpretação sua mata preferida é a de HERA.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.