POR QUE SHANGÓ SE FUNDAMENTA COM OGUÉ?

Por que Shangó tem que fundamentar com Ogué:
Ogué era um homem que tinha fama de médico, o melhor curandeiro. Havia um matrimônio cuja mulher estava enferma e Obatallá mandou que Ogué curasse a mulher.Obatala
Ogué foi a casa da mulher a fim de curá-la, mas Shangó viu quando Ogué entrou na casa e foi ao lugar onde trabalhava o esposo da enferma e lhe disse: Venha a tua casa agora mesmo e veja que sua mulher te trai com o Ogué o curandeiro.
O esposo da senhora enferma acreditou em Shangó o que lhe havia dito e se enfureceu de tal maneiro que deixou o trabalho e pegando um facão, correu para sua casa.
Quando o esposo da enferma chegou em sua casa, viu que sua mulher estava encostada na cama e Ogué estava parado diante dela. Começou a xingar sua esposa e a Ogué, sacando o facão, tratou de agredir a Ogué, mas nesse quarto havia uma janela por onde Ogué pulou e saiu correndo e o esposo da mulher saiu atrás.
Ogué não conhecia o caminho por onde ia correndo e caiu em um buraco, não podendo sair, quando passou por ali Obatalá, que perguntou o que estava acontecendo, então o esposo da enferma contou furioso a Obatalá o que havia dito Shangó. Como Obatalá sabia bem o que havia sucedido como assunto de sua esposa e Ogué, lhe disse que isso era mentira de Shangó, pois Ogué foi a sua casa para curar sua mulher por mandado dele (Obatalá).
Obatalá mandou buscar Shangó e quando este chegou em sua presença, Obatalá lhe disse: tu és o responsável por tudo isso, portanto tu és o que tem que tirar Ogué do buraco em qual ele caiu. Shangó se valeu de sua força e pode tirar Ogué. Quando Ogué estava fora do burado, Obatalá se dirigiu a Shangó e lhe disse: por mentiroso que és, te ordeno que enquanto o mundo seja mundo, tu tenhas que carregar a Ogué em cima de ti: To Iban Eshú.

Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.