POR QUE ELEGUÁ É O PRIMEIRO A COMER?

eleggua4

OBATALÁ tinha um filho desobediente e descrente chamado NIFA FUNKÉ, que lhe dava muitas dores de cabeça. Do seu esconderijo no meio do mato, ELEGUÁ via como NIFA maltratava seu pai com palavras e atitudes e decidiu dar-lhe um castigo.

Um dia em que NIFA FUNKÉ havia corrido uma grande distância e estava muito suado e se aproximou de uma árvore para refrescar-se em sua sombra. ELEGUÁ sacudiu a árvore e dela caíram muitas folhas e poeira, enfermando NIFA. OBATALÁ, desesperado, começou a chamar ELEGUÁ para ajudá-lo.

OGUN, que vinha pelo caminho levando três facas, ao ver OBATALÁ desesperado, lhe rendeu MOFORIBALÉ (reverências) e lhe perguntou o que estava acontecendo. Ao inteirar-se do assunto, OGUN rapidamente levou NIFA ao rio, o banhou com ervas e o refrescou com o ASHÓ FUNFUN de seu pai. Mas mesmo tendo feito isso, lhe disse que deveria ir consultar com ORUNMILÁ. ELEGUÁ, que seguia escondido escutando tudo, decidiu fechar todos os seus caminhos.

OGUN, OBATALÁ e seu filho se intrigaram ao não encontrar o caminho.

OGUN encontrou três franguinhos e muito astutamente fingiu comê-los. ELEGUÁ, guloso como só, saltou sobre OGUN, pegou-lhe as aves e as comeu. Nesse momento, chegou OBATALÁ, e ELEGUÁ ao vê-lo, se inclinou aos pés dele e rendeu MOFORIBALÉ (reverências) dizendo:

“Eu vou salvar o seu filho BABÁ”. Mandou o pai atribulado voltar e saiu rumo à casa de ORUNMILá levando NIFA. Quando chegou, se escondeu e NIFA FUNKÉ pode se consultar com ORUNMILÁ.

Este, ao tirar o OPELÉ (EPKUELÉ), lhe ordenou limpar-se com três franguinhos e ervas e entregar a ELEGUÁ, pois este o salvaria de todas suas más situações. Ele deveria desde então respeitar seu pai e sempre satisfazer a ELEGUÁ, quem abre e fecha os caminhos e o destino dos homens e dos ORIXÁS e, por isso, come antes que todos e deve-se dar de comer a ele primeiro.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.