IBEJIS

IBEJIS

Quem são os Ibejis?

Os Ibejis são Orishás. Personificam a fortuna, a sorte e a prosperidade. São capazes de salvar da morte e do malévolo. Encontram-se nos caminhos dos montes, protegem os caminhantes. Um dos símbolos mais importantes dos Ibejis são os tamborzinhos com os quais venceram Abita (seria o diabo católico, o mal). Pode-se representá-los por três combinações de figuras, uma de menina e uma de menino, dois de meninos ou dois de meninas.

jimaguas2-640x240

Os Ibejis ou Jimaguas, ou ainda Orishás gêmeos, são os Orishás menores, protetores das crianças, brincalhões, travessos e gulosos. Vivem no alto da palmeira. São os “queridinhos” de todos os demais orishás. Menino e menina recebem diferentes nomes como Taewó e Kaindé, Araba e Aína, Ayaba e Aíba (ambos femininos), Olorí e Oroina (também femininos), Alawa Kuario e Eddún, Adén, Alabba, Ibbó e Igué, Oraún, Ono Nibeyi e Idobe, Olón, Itaguo e Idoú, etc. Seu nome provém do Yorubá Ibèyí (Igbó: contém, Meyi: dois). Salvaram os homens com os tambores mágicos que lhes deu Yemayá vencendo a Olosí. Também salvaram a Obatalá em Dahomey.

Seu número é o 2 e seus múltiplos. Suas cores são o vermelho e branco e o azul e branco.

Família:

Filhos de Shangó e Oshún criados por Yemayá (Iyemanjá).

Dilloggún:

Pelo Dilloggún falam fundamentalmente em Eyioko (2) em todos os Odús Mejis.

41PDDRkIsrL._SS500_

Utensílios:

Seu receptáculo são dois porrõezinhos (apotós), uma decorada de vermelho e branco e a outra de branco e azul. Seus atributos são duas mãos médias de caracóis (cawuries), quatro pedras alongadas, quatro pedras redondas, dois bonecos sentados em banquinhos, um feminino com colar de Yemayá e um masculino com colar de Oshún, ambos unidos com uma corda, dois acheré, dois tamborzinhos, jogos de sininhos em número par e guiras pintadas com cruzes ou raios sobre o fundo branco. Não se colocam na cabeça (não se raspam) e se recebem como Orishá de Adimú.

Oferendas:

Se lhes oferece todo tipo de frutas, mamão, goiaba, laranja, manga, fruta do conde, etc e docinhos, arroz amarelo e pipoca de milho (pochoclo). Seus elekes (colares) se confeccionam com algumas partes de vermelho e branco e outras de azul e branco. Saúda-se: Ibeji oro alakúa oyé oyé mojojó!

Característica dos Omo Ibejis:

São pessoas pequeninas, brincalhonas, imaturas. Tem grande talento para os negócios. De caráter muito variável ou ciclotímico, ou seja, de humor variado.

 

Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.